Folclore Nacional: riqueza e diversificação
O Folclore Nacional é muito rico e diversificado. Em cada região do Brasil podemos encontrar diversos contos, lendas e personagens que estão estritamente relacionados com a cultura popular, principalmente, das áreas mais interioranas. Esse folclore é fruto, principalmente, da cultura oral e foi passando de geração para geração com o passar dos anos.
Folclore do Nordeste
Muito rico e diversificado, o folclore nordestino é um dos mais importantes aspectos culturais da região. Nos contos e lendas, são transmitidos valores, crenças, comportamentos e elementos imaginários do povo nordestino.
Cirandas: este tipo de dança folclórica cantada é muito comum no Nordeste, principalmente em Pernambuco. Nestas cirandas participam crianças e também adultos.
Bumba-meu-boi: surgiu no Nordeste e espalhou-se para a região norte do país. Com muita música, dança e brincadeira, é um dos mais representativos espetáculos do folclore nordestino. O evento gira em torno de uma carcaça de boi decorada, conduzida por um homem, que faz coreografias que são seguidas pelos outros participantes.
Não podemos deixar de destacar também a importância do frevo e do maracatu.
FONTE: suapesquisa.com
Ainda no dia 27/08/2011 também foi o fechamento do ciclo de atividades pedagógicas sobre o Folclore, onde tinha como base a seguinte programação:
Dia Atividades
Segunda-feira: Cantigas de roda, brincadeiras, trava línguas.
Terça-feira: Adivinhas, concurso, curiosidades, roupas.
Quarta-feira: Lendas, provérbios, fábulas, leitura, pesquisa.
Quinta-feira: Confecção de brinquedos
Sexta-feira: Exposição dos trabalhos, forró, danças, comidas típicas, plantas medicinais, brinquedos.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirUma escola que fez e sempre fará parte da minha vida..
ResponderExcluirOrgulho de ter estudado nela...